PISA
Avaliações e indicadores educacionais

Dados do PISA sugerem que hábitos de leitura e desempenho andam juntos

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Foram divulgados nesta semana os resultados do PISA 2018, uma avaliação internacional de estudantes de 15 anos de idade promovida pela OCDE. O desempenho do Brasil manteve-se ruim nas três áreas avaliadas (leitura, matemática e ciências), conforme amplamente divulgado pela mídia. Este post traz dados adicionais do PISA relacionados a hábitos de leitura, tema já analisado em nosso blog (leia aquiaqui e aqui) com dados do Saeb.

Os alunos participantes do PISA foram instados a dizer se concordavam ou discordavam com cada uma das quatro afirmações contidas na tabela abaixo. A tabela mostra a porcentagem de alunos que concordam e discordam de cada afirmação. Alunos que concordam com a afirmação “Leio apenas por obrigação” são 24%. Já alunos que acham que “Ler é uma perda de tempo” são apenas 10%. Vale dizer que as perguntas se referem não apenas a livros, mas também a jornais, revistas e blogs, entre outros. Nesse sentido, dada a ampla definição adotada para avaliar hábitos de leitura, vemos que os estudantes leem pouco.

A tabela mostra também a nota média em leitura dos alunos que concordam com a afirmação bem como dos alunos que discordam. Observa-se que alunos mais favoráveis à leitura (ainda que não seja necessariamente de livros) obtêm notas mais elevadas. Embora não seja possível com essa simples abordagem estabelecer uma relação de causa e efeito, o dado sugere que, no mínimo, hábitos de leitura e desempenho andam juntos, dado o tamanho da diferença de pontos entre quem discorda e concorda, independente da afirmação – vale lembrar que, grosso modo, 25 pontos equivalem a um ano escolar.

Uma das questões que o Brasil precisa trabalhar é como implementar políticas de promoção e manutenção de hábitos de leitura.

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