• ARTIGOS
  • BASE 10
  • IDADOS
  • CONTATO
Artigos, Publicações

Boletim Nº2: Resultados do ENEM 2014

  • Criado em março 4, 2016
  • Por Instituto IDados
  • Nenhum comentário em Boletim Nº2: Resultados do ENEM 2014

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) serve atualmente tanto quanto um sistema de avaliação do desempenho de alunos no Ensino Médio quanto meio de ingresso para a maior parte das universidades brasileiras e até fora do país. Porém, uma nova análise rigorosa dos dados referentes ao exame, realizada pelo IDados, sugere que esses objetivos podem não estar sendo atingidos plenamente.

A partir de um levantamento dos dados preliminares da edição 2014 do ENEM, que são últimos resultados completos divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), a segunda edição do Boletim IDados da Educação analisa o perfil dos estudantes dessa etapa de ensino e que participam do exame.

A título de esclarecimento, registramos que no momento da análise (dezembro/2015) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não havia divulgado os dados consolidados do ENEM 2015, sendo conhecidas apenas as notas individuais dos candidatos bem como informações gerais sobre participação. No entanto, apesar da defasagem dos dados, os resultados de exames desta natureza raramente apresentam mudanças significativas entre diferentes aplicações, daí por que as questões levantadas neste Boletim servem para balizar o debate sempre atual sobre este tema.

O Boletim IDados de Educação Nº 2 está dividido em sete partes. Em cada uma das seis primeiras partes, um aspecto do ENEM é explicado e refletido criticamente. A última parte apresenta uma série de questões levantadas ao longo do texto, com o objetivo de suscitar debates pela comunidade empresarial, acadêmica, de imprensa e pela sociedade em geral.

Leia abaixo a íntegra do Boletim IDados de Educação Nº 2. Para baixar o documentos em PDF, basta preencher o formulário abaixo.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Navegação de Post

Post Anterior Post anterior:
Boletim Nº 1: Esclarecendo o IDEB
Próximo Post Próximo post:
Boletim Nº3: Perfil dos Futuros Professores

Comentário (0)

Deixe Um Comentário

Seu Comentário
Todos os comentários são mantidos para moderação.

Escola privada se sai melhor que pública no Enem até entre alunos de baixa renda - Instituto Alfa e Beto

abril 25, 2016

[…] Brasil, de acordo com levantamento feito pelo IDados e pelo Instituto Alfa e Beto, esse elemento não explica isoladamente as […]

Posts Relacionados

0
Artigos, Publicações

Play to Learn: The Impact of Technology on Students’ Math Performance Guilherme Hirata, Pesquisador IDados

  • agosto 22, 2022
  • PorInstituto IDados
0
Artigos, Publicações

Improving children’s executive functions: evidence from capoeira Por Guilherme Hirata, Pesquisador IDados – 22 de junho de 2022

  • junho 23, 2022
  • PorInstituto IDados
0
Artigos, Publicações

Distribuição territorial dos investimentos sociais privados e sua relação com características locais

  • outubro 9, 2020
  • PorInstituto IDados

O Instituto IDados é uma plataforma para construir uma sociedade em que indivíduos de alto talento contribuam, tanto individual quanto coletivamente, para um Brasil mais livre, justo e solidário.

contato@institutoidados.org.br

Copyright © 2024 Instituto IDados

Nossa localização

© Todos os direitos reservados {Year} Instituto IDados
  • Contato